ain Pergunte que ele responde com Artur Caminha | Mini Cutxi

Pergunte que ele responde com Artur Caminha


Perguntas do Instagram

P.: blogbiancasalesPq é tão gato? Kk brincadeira. / Para quem quer engordar, qual a dieta é recomendável? 
R.: Obrigado pelo elogio! Então...Engordar significa ganhar gordura, não condiz com saúde. Mas se você gostaria de aumentar seu peso proveniente de massa muscular, o primeiro passo é pensar em um exercício como musculação e uma dieta associada a ela que será ajustada para promover esse ganho em questão.

P.: thiaguinhonego@arturcaminha Praticante de musculação usa ovos como essencial em sua dieta. Onde come 8-9 ovos por dia. Comer esses ovos com Gema ou sem Gema ? Uns dizem que faz mal a saude e outros dizem e a gema tem a maior concentração de proteína.
R.: Gema é uma boa fonte de proteína e gordura (considerada 'boa'). Não existem estudos científicos associando consumo de gema de ovo com aumento de colesterol. Com base nisso, o ovo seria muito útil a sua dieta, desde que ajuste a necessidade de macronutrientes totais, ou seja, lembre-se que você tem uma necessidade x em gramas de gordura de acordo com sua composição corporal e objetivo, passar disso, significa ganhar gordura em seu corpo e exercício físico

P.:  thaypaula@arturcaminha @acdinamicanutricinal boa tarde, estou gravida e sei que vou ter uma grande aumento de peso, mas sou muito rigorosa com minha alimentação, posso continuar minha dieta de antes, ou devo fazer um novo plano de alimentação especial pra gestante?
R.: Deve ter um plano dietético especifico para sua gestação. VocÊ não poderá realizar restrições calóricas, pelo contrário você terá que ter a mais para suprir a necessidade do desenvolvimento do seu bebê. Mas lembre, isso não implica dizer que você vai comer exageradamente ou qualquer tipo de alimento. Procure um nutricionista, do bom desenvolvimento.

P.:kaiolima15Para quem é magro e quer ganhar massa muscular magra, qual a melhor dica? 
E eu devo ou não malhar todos os dias da semana ?
R.:A melhor dica é procurar um nutricionista esportivo para elaboração de plano dietético que possibilite ganhos respeitando o exercício prescrito por um educador físico que ter como objetivo a hipertrofia.
Perguntas do Facebook

P.: Camila Pereira ''Oi tudo bem. Engordei 20 k na gravidez e com R.A consegui perder 24 e queria perder só mais 3 mais não consigo de jeito nenhum acho q entrei no efeito plato. Ai entrei na academia Faço 30 de esteira e faço musculação e não consegui perder uma grama vejo q ganhei massa magra mais a barriga ta lá  o que faço Dr ! BJ obrigado ''
 R.: Procure um nutricionista esportivo para que você tenha uma dieta ajustada a sua necessidade e objetivo, considerando o tipo de treino que realiza.

P.: Adriana Ferreira da Silva ''Minha dúvida é a seguinte: O que comer antes e depois do treino? Isso para quem treina pela manhã. Eu sempre como antes do treino batata doce e banana e depois do treino eu como uma tapioca sem recheio e sem sal, suco de laranja e 5 claras de ovo. Estou fazendo certo ou errado? Obs: Meu objetivo é ganho de massa magra e perca de gordura.''
R.: Para que seus resultados sejam consideráveis, todas as refeições do dia devem estar devidamente equilibradas, isso já foi dito. Porém, uma atenção maior deve ser dada a sua alimentação pré-treino - que falarei um pouco agora - assim como a do pós. Uma alimentação pré-treino bem conduzida tem o objetivo de ampliar seu rendimento durante o treino e fornecer matéria-prima necessária na recuperação e crescimento do tecido muscular. Por isso, carboidratos e proteínas devem ter preferência nessa refeição. Mas não qualquer carboidrato, nem qualquer proteína. O ideal para que se tenha energia durante todo o treino, sem uma queda glicêmica, é a ingestão de carboidratos complexos, com baixos índices glicêmicos, por serem digeridos de forma mais lenta e, consequentemente, fornecerem energia por um intervalo maior de tempo. Já a proteína, é importante que ela seja de fácil digestão.Gordura, fibras e proteínas de difícil digestão dificultam o esvaziamento gástrico e atrasam o processo digestivo, o que pode comprometer o seu rendimento no treino trazendo certo desconforto (sensação de empachamento). Carboidratos de alto índice glicêmico também não são uma boa escolha, pois geram picos de glicemia e estimulam a liberação excessiva de insulina na corrente sanguínea, o que pode acarretar hipoglicemia, causando fraqueza e também queda de desempenho.Então já sabe, antes do seu treino, consumir proteínas de fácil digestão e carboidratos de médio ou baixo índice glicêmico, com poucas fibras e livres de gordura (a famosa combinação frango com batata doce rsrs). 
alimentação após o treino de musculação é uma das que considero mais importante no processo de hipertrofia. Os músculos que estão sendo treinados recebem alta tensão em suas fibras, o que acarreta em microlesões teciduais. Com uma boa alimentação e um considerável repouso, essas microlesões trarão a hipertrofia.
Mesmo que seja feita uma boa alimentação pré-treino e uma dieta bem elaborada durante todo o dia, é preciso repor os nutrientes e as reservas energéticas gastas durante o treinamento, para garantir os ganhos que ele nos proporciona.
Assim como no seu pré-treino, deve-se dar preferência a carboidratos e proteínas. É necessário encarar o momento metabólico pra pontuar a necessidade de cada um em relação ao seu objetivo principal, podendo utilizar desde carboidratos de alto índice glicêmico, médio a baixo.
Logo após seu treino, as reservas de glicogênio estarão esgotadas (ou deveriam estar). E para quem procura hipertrofia, por exemplo, isso não é nada bom. Os carboidratos entrarão na recomposição dessas reservas, evitando o catabolismo muscular. Por isso, quanto mais rápido essa ingestão for feita no pós treino, mais rápido seu corpo sairá desse estado catabólico e iniciará o anabolismo. Aqui, diferentemente de todo seu dia e da refeição pré-treino, um carboidrato com alto índice glicêmico será bem vindo, a exemplo de granola, frutas (banana, mamão, morango), pão branco, etc.
Para sustentar o estado anabólico do seu corpo e ajudar na reposição de aminoácidos e recuperação dessas microlesões geradas no treino, deve-se ingerir proteínas de alto valor biológico (peito de frango, clara de ovo, leite, etc...). Por questão de facilidade, geralmente usa-se suplementos proteicos no pós-treino, a exemplo do whey protein. É uma boa pedida, já que possui uma carga nutricional considerável, alto valor biológico e possui uma absorção bem mais rápida.
E dependendo da dieta e do seu objetivo um pós-treino imediato pode ser necessário, para aproveitar melhor ainda a "Janela da Oportunidade".

P.: Renally Raissa Como evitar com o "efeito sanfona"?
R.: É preciso pensar em emagrecer através de uma reeducação alimentar prescrita por um nutricionista esportivo associada a um exercício físico. Não recorra a dietas da moda ou a dietas radicais.
Esse post teve a participação do Nutricionista Artur Caminha ( o nutri. que esta me acompanhando ). Faz um tempo que acabei postando no instagram e fan page, pedindo para vocês deixarem perguntas relacionadas a alimentação (que ele iria responder). Escolhemos as melhores para serem respondidas. E acredito que essas perguntas são dúvidas na maioria das pessoas. Assim como fazer esse post me ajudou a esclarecer muita coisa. Espero que as dúvidas/curiosidades de vocês tenham sido esclarecidos também!
Espero que tenham gostado!

Artur Caminha, atende em seu consultório aqui em Campina Grande e agora também esta atendendo em João Pessoa. Para quem quiser mais informações, logo baixo estarei deixando os contatos profissionais dele. #minicutxiindica 


Artur Caminha ✔Graduado em Nutrição na UFPB ✔Pós-graduado em Nutrição Esportiva na Estácio de Sá ✔Graduando em Educação Física Contato: 83 3342-1856 
Instagran/Facevook/Fan Page WhatsApp: 83 9632-4282

Share this:

, ,

COMENTÁRIOS

1 comentários:

  1. Fiz uma cirurgia em março deste ano, perdi uns 8 quilos de lá prak não consegui atingir meu peso anterior a cirurgia. Voltei a malhar e agora meu peso fica oscilando entre 2 quilos a mais ou a menos, Comprei uns hipercalóricos (Carnivor Mass da Probiotica ) e (Mass 700 da Integralmédica ) posso tomar de boa? Ou será obrigatório ir ao nutricionista?

    ResponderExcluir

Será um prazer responder seu comentário!
Só não aceito comentários aqui,que possa denegrir
algo ou alguém!
Obrigada e volte sempre ;)
Beijos